Skip to content

Uso de structural topic modeling para análise de teses e dissertações da pós-graduação em filosofia no Brasil.

Notifications You must be signed in to change notification settings

marcosfanton/stm_filobr

Repository files navigation

Mapeando a história recente da filosofia brasileira através da modelagem estruturada de tópicos (STM)

Trabalhos sobre a história da filosofia no Brasil, sobre a formação de instituições e escolas de pensamento brasileiras, sobre quais temas e tradições mais nos influenciaram e, ainda, se realmente existe algo como “filosofia brasileira” exploram questões metafilosóficas do que se convencionou chamar de “problema da filosofia no/do Brasil”. Tais discussões, no entanto, baseiam-se fortemente em reflexões narrativas e históricas, sem um mapeamento mais sistemático e abrangente dos trabalhos produzidos por pesquisadores e pesquisadoras brasileiras ao longo dos anos (com notáveis exceções produzidas, mais recentemente, sob o enfoque das desigualdades de gênero e de raça e da revisão do cânone filosófico).

Nesse sentido, esse estudo pretende contribuir para esse importante debate metafilosófico a partir dos seguintes objetivos: (1) descrever a tendência dos principais tópicos abordados em teses e dissertações de pesquisadores da pós-graduação em filosofia no Brasil ao longo dos anos (1987-2021); e (2) utilizar uma abordagem metodológica que trata o texto como uma forma de dado (text as data) e, com isso, permite o processamento e análise dos trabalhos de filosofia como dados estruturados.

Para identificar os principais tópicos e o conteúdo de cada tópico do conjunto de teses e dissertações foi utilizada a modelagem estruturada de tópicos (Structural Topic Model - STM). Esse tipo de modelagem faz parte da família de análise textual Latent Dirichlet Analysis (LDA), que permite identificar tópicos latentes em um conjunto de documentos (corpus) de maneira não-supervisionada. Uma vantagem dessa análise é permitir a introdução de covariáveis contextuais para determinar a estrutura dos tópicos e a influência da covariável de interesse na prevalência de tópicos (como tempo, gênero, ideologia política, etc.).

A construção do corpus foi realizada através das informações disponíveis no “Catálogo de Teses e Dissertações - Brasil”, fornecido pelo governo federal na plataforma “Dados Abertos - CAPES”. Foram utilizados os resumos dos trabalhos para identificar os tópicos mais prevalentes ao longo do tempo (1987-2021). Após isso, foram aplicadas as técnicas de análise de componentes principais (PCA) e o algoritmo Uniform Manifold Approximation and Projection (UMAP) para reduzir a dimensionalidade dos tópicos e relacioná-los a categorias específicas da filosofia, facilitando a interpretação e análise dos resultados. Toda manipulação e análise de dados foram realizadas utilizando o software R.

A principal pretensão do estudo é, portanto, oferecer um quadro descritivo abrangente o suficiente para compreendermos melhor a estrutura da comunidade filosófica no país e a tendência de pesquisa na pós-graduação ao longo do tempo.

About

Uso de structural topic modeling para análise de teses e dissertações da pós-graduação em filosofia no Brasil.

Topics

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published