O Trayker é um protótipo para automatizar a coleta de bandejas em restaurantes e lanchonetes. Ele veio para dar mais limpeza e conforto, retirando as bandejas abandonadas nas mesa. Assim, os clientes não ficam sem onde sentar devido a mesas sujas e também não precisam ficar procurando as lixeiras ao ir embora.
O sistema é dividido em cinco partes: mesas e bandejas adaptadas, um robô coletor, uma interface web que demonstra em tempo real o estado do robô e mesa e uma estação base, responsável pelo processamento entre as demais partes. O vídeo a seguir apresenta uma demonstração do sistema: https://youtu.be/D-C6KesHGfw
Tendo um ESP32 da Espressif como microcontrolador principal, o código da mesa foi desenvolvido em MicroPython. Ela é responsável por processar dados coletados de diversos sensores e então determinar se a mesa possui uma bandeja abandonada pronta para coleta. Comunicação sem fio com a base é realizada através do protocolo MQTT.
Possui um Arduino Mega 2560 como microcontroador. Programado em C++, é responsável por guiar o robô até o destino determinado pela estação base, utilizando de um algoritmo seguidor de linha. A comunicação sem fio com a base é realizada através do protocolo Bluetooth.
Hospedada pela estação base, rodando em um servidor web criado por Flask em Python. Apresenta informações em tempo real da leitura dos sensores das mesas, qual mesa o robô está atendendo e a fila de coleta de mesas que já estão prontas para coleta. Seus códigos integram HTML, CSS e Javascript.
Programada em Python, as funcionalidades integradas de Bluetooth e WiFi de uma Raspberry Pi 3 Model B foram utilizadas para se comunicar com as mesas e o robô.
Este projeto foi desenvolvido para a disciplina de Oficinas de Integração 3, do curso de Engenharia da Computação da UTFPR- Campus Curitiba, em 2019.1