Estratégias para familiares no incentivo ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Este projeto é focado nas recomendações de presentes e abordagem das pessoas que tem contato direto com os jovens pra incetivar criatividade e potencialmente melhorar diferentes tipos de inteligência.
A frase "os pais educam, a escola ensina" é muito repetida, mas quem quem explicou para os famíliares como educar de uma forma que tenda a dar melhores resultados segundo abordagens como teoria de aprendizagem, neurociência e até mesmo baseado em casos de sucesso? Nikola Tesla, o homem que inventou o século 20, atribuia sua criatividade à sua mãe, Djuka Tesla, mulher que mesmo sem saber ler e escrever era criativa e, enquanto o pai do Nikola era um pastor de igreja, dizia que "minha mãe me ensinou a bustar toda a verdade na Biblia"
Note que os presentes (ou estratégias de interação, como brincadeiras de esconde-esconde) podem usar como referência também material voltado para crianças com transtorno do especto autista, mas em geral podem ser dados para qualquer criança.
- É voltado para familiares
- Assume que não há conhecimento pessoal ou profissional em áreas como educação e psicologia
- Assume família com diferentes níveis de educação, renda e formação
- Assumem que a mãe e o pai trabalham durante a semana
- Considera que parte da educação pode ser feita por pessoa familiar, vizinha ou babá
- Caso pai ou mãe tenham pouco tempo do dia não deve trazer sentimento de vergonha
- Sentir vergonha, alias, pode gerar outros problemas, como excesso de presentes quando a criança quer na verdade mais atenção
- Procura ver estratégias para melhorar qualidade das interações de mães e pais com pouco tempo
- Os presentes, sempre que possível, devem ser baratos, e não exigir alta complexidade para ensinar seu uso
- Nem todas as famílias tem dinheiro extra para comprar um item ou pagar um professor de violino, por exemplo
- Estimula dar presentes para parentes ou doações para terceiros
- Favorece interação com primos e colegas
- Estímulo a multidisciplinaridade, criatividade e conscientizar sobre abordagens que geram auto-boicote na criança
- "Elogie o esforço, não a inteligência"
- Mesmo que uma criança passe a ser boa em algo, sugere fortemente a família não reforçar isso em dentrimento forte de outras habilidades (Nota: essa hipótese deve ser revista, talvez mude; leia Elogie esforço da criança, não inteligência)
- Estimulo a interação com colegas, mesmo fora da aula, em detrimento de apenas uso de computador
Acesse também Matriarcado Cognitivo.
"O desenvolvimento cognitivo é um campo de estudo da neurociência e psicologia focada no desenvolvimento de uma criança em termos de processamento de informações, recursos conceituais, habilidade perceptiva, a aprendizagem de línguas, e outros aspectos do desenvolvimento do cérebro em relação ao ponto de vista de um adulto. Em outras palavras, o desenvolvimento cognitivo é o processo do surgimento da capacidade de pensar e compreende." -- Fonte: Wikipédia
Nota: melhorar explicação (fititnt, 2017-03-13 22:43)