-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 0
Spring
Spring é o framework open source para a plataforma Java utilizado na API. Trata-se de um framework não intrusivo, baseado nos padrões de projeto inversão de controle e injeção de dependência.
No Spring, o container se encarrega de instanciar classes de uma aplicação Java e definir as dependências entre elas através de um arquivo de configuração em formato XML, inferências do framework, o que é chamado de auto-wiring ou ainda anotações nas classes, métodos e propriedades. Dessa forma o Spring permite o baixo acoplamento entre classes de uma aplicação orientada a objetos.
O Spring boot é uma ferramenta que facilita o processo de configuração e publicação de aplicações baseadas em spring.
Ele fornece a maioria dos componentes baseados no Spring necessários em aplicações em geral de maneira pré-configurada, tornando possível termos uma aplicação rodando em produção rapidamente com o esforço mínimo de configuração e implantação.
É um framework que facilita a criação dos repositórios. Ele faz isso nos liberando de ter que implementar as interfaces referentes aos nossos repositórios (ou DAOs), e também já deixando pré-implementado algumas funcionalidades como, por exemplo, de ordenação das consultas e de paginação de registros.
Um dos benefícios do Spring Data é a integração com diversos conceitos de provedores de dados, ou seja, o framework não se limita apenas aos padrões Java JPA e JDBC, o Spring Data possui diversos módulos de integração com tecnologias como: MongoDB, Redis, Cassandra, entre outros.
O Spring Security é uma estrutura Java / Java EE que fornece autenticação, autorização e outros recursos de segurança para aplicativos corporativos. Ele possui recursos avançados e de simples configuração para auxiliar com a segurança da sua aplicação.Ele tem o foco em tornar a parte de autenticação e autorização uma coisa simples de fazer, e possui uma variedade muito grande de opções e ainda é bastante extensível.
Com algumas poucas configurações já podemos ter uma autenticação via banco de dados, LDAP ou mesmo por memória. Sem falar nas várias integrações que ele já suporta e na possibilidade de criar as suas próprias.