Este é o material da Oficina INTERNA: Uma introdução à exploração de dados geoespaciais com PyGMT, ministrado pelo oceanógrafo André Belém para o Seminário Interdisciplinar de Sustentabilidade SIS2024, mas disponibilizado aqui de forma pública para outros interessados em aprender um pouco mais sobre o PyGMT além de outras técnicas de análise de dados geoespaciais. O curso foi baseado exclusivamente no Google COLAB e em notebooks de Python. Esse repositório está em construção constante ! Então, se quiser seguir o que acontece aqui, basta clicar sobre o botão "watch".
Esse material foi adaptado (e traduzido) do curso "Criando mapas bonitos com o PyGMT" ministrado durante o encontro da European Geophysical Union General Assembly 2022. Se você gostou e quiser se tornar um PyGMTniano, e começar a usar o PyGMT
no seu trabalho, pedimos gentilmente que você cite o uso do PyGMT usando o seguinte DOI. Você pode obter mais detalhes sobre isso na página principal do PyGMT. Também recomendo a leitura do excepcional trabalho de Paul Wessel (In Memoriam) The Origins of the Generic Mapping Tools: From Table Tennis to Geoscience.
Assista pelo link https://www.youtube.com/watch?v=ttrYQwFj7MA
Como conversamos no curso, aprender python+PyGMT demanda dedicação e tempo, mas sem pressão (!). Explore os recursos, estude os códigos e pergunte ! Cada tutorial é renderizado neste repositório do github para fácil visualização 👀, mas todos são Jupyter notebooks criados no COLAB e projetados para serem executados interativamente. Basta seguir as instruções em cada notebook para começar a executar os tutoriais rapidamente! 🚀 É possível que em algum momento a estrutura do Google Colab mude (com novas atualizações), bem como o PyGMT
que está sempre em constante atualização. Se algum dos exemplos parar de funcionar, basta me mandar uma msg que eu vou tentar corrigir.
Basicamente no colab, usamos duas células de código, uma para instalar o conda colab
e outra para instalar o pygmt
. Você pode criar essas células em qualquer colab e a partir dai começar a programar em pygmt
.
!pip install -q condacolab
import condacolab
condacolab.install()
Espere o sistema reiniciar e depois:
%%capture
!mamba install pygmt #<- note que aqui usamos o mamba, mas isso pode ser feito com o conda
# esta célula não irá produzir outputs na sua tela.
Não esqueça de dar import pygmt
na primeira célula depois de instalar tudo.
Veja o documento aqui para mais algumas ideias interessantes.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser fazer algum comentário aqui, use o pull request
ou mande um email para [email protected]. Você pode ainda acessar o Fórum do PyGMT que é o principal hub para troca de informações e ajuda com os scripts.
Espero que você tenha uma excelente experiência com o Python e com o PyGMT ! ❤️