Skip to content

Latest commit

 

History

History
36 lines (19 loc) · 3.64 KB

Elementos UX.md

File metadata and controls

36 lines (19 loc) · 3.64 KB

Elementos UX

Nesse módulo vamos abordar o modelo mais respeito e utilizado de todo design “The elements of user experience”, criado por Jesse James Garrett.

Garrett é co-fundador da Adaptive Path, uma das maiores consultoras de UX empresarial. Também é co-fundador do instituto Information Architecture institute.

O modelo proposto por Garrett aborda todos os elementos que contribuem para a experiência do usuário, segundo o autor existem inúmeros fatores que despertam os sentidos de um usuário e isso parte do início prosseguindo até o estágio final quando o produto ou serviço é entregue.

Segue abaixo o modelo de Garrett:

Surface - Skeleton - Structure - Scope - Strategy

Strategic Plane (Plano estratégico): é a base de todo o processo, nele vemos a atenção para as estratégias de negócios aonde pesquisas são realizadas e metas são traçadas.

A dica é você conciliar seu objetivos de negócios com as soluções do usuário.

Scope Plane (Plano Escopo): nesse estágio é aonde as ideias do plano anterior são reunidas e mapeadas, com objetivo de levantar informações relevantes.

O importante desse estágio é reunir o máximo de informações coletadas no plano anterior, seja ela sobre o persona do seu cliente, informações de negócios ou planos e estratégias, toda informação deve ser ponderada e mapeada e é a partir disso que inicia o próximo plano.

tructure Plane ( Plano estrutura): Com o mapeamento e as prioridades definidas conseguimos ter uma imagem clara do que será incluído no produto final, nesse ponto nossas ideias saem do abstrato e começa a se tornar concretas.

A partir desse estágio estamos próximo do produto final portanto é necessário que as informações estejam conciliadas com as prioridades. Mapear os fluxos e atribuir hierarquia as informações é o principal objetivo.

Skeleton Plane (Plano esqueleto): a partir de agora as informações e os fluxos de usuários são refinados, identificando aspectos e as especificações, navegação e toda sua estrutura a modo que se torne uma estrutura intangível concreta. Nesse plano definimos de que formas serão implementados as funcionalidades pesquisadas no plano anterior.

O plano esqueleto é o penúltimo estágio ao produto final e o principal objetivo é implementar a estrutura do projeto com as informações que foram refinadas anteriormente. Tenha em mente que esse processo define como toda sua estrutura funcionará e é a partir daqui que o seu usuário ou cliente começa a ter acesso ao seu produto/serviço.

urface Plane (Plano superfície): último estágio ao produto final, aqui será definido toda sua parte estética e visível portanto as decisões nesse plano é pra definir como o produto será apresentado. A escolha das formas, ilustrações, tipografia e paleta de cores irão compor o produto final e é aonde o cliente terá o contato principal com seu produto, todos os estágios anteriores foram traçados para chegar nesse momento.

A parte visível possui sua parcela de importância tanto quanto os demais plano, isso decorre pela importância do primeiro contato, quanto mais bonito e bem apresentável for o produto mais rápido irá adquirir adeptos, uma boa apresentação corresponde as principais experiências do usuário.

Nesse módulo eu expliquei como funciona o modelo de Garrett e a sua importância no processo de criação. Vale ressaltar que esse modelo não se aplica somente a grandes empresas ou a produtos, é possível a utilização dele em qualquer serviço independente da situação ou condições.

Próximo capítulo