Skip to content

Latest commit

 

History

History
97 lines (61 loc) · 5.63 KB

README.md

File metadata and controls

97 lines (61 loc) · 5.63 KB

Frontend

📜 Tabela de conteúdo


Introdução em Frontend

Primeiramente cada projeto, possui uma ierarquia de pastas como vimos no backend e você deve seguir para não se perder durante o seu desenvolvimento.

public
┣ index.html
src
┣ components
┃   ┗ Header
┣ pages
┃   ┣ _layouts
┃   ┗ SignIn
┣ routes
┃   ┣ private
┃   ┗ public
┗ styles
     ┗ global.js

Aqui você precisará entender como funciona o fluxo, porque que este é o seu ponto de partida para começar a programar em ReactJs.

Primeiramente você encontrará a pasta public, para muitos essa é uma pasta um tanto que desnecessária, mas ela concerteza tem muito o que precisamos saber, sendo assim, uma referência do início da aplicação. Se você abrir o arquivo index.html, você encontrará um HTML, simples que no corpo dele terá uma tag div com uma classe root, essa classe é onde o seu código em React será importado, então se você achou que não é importante ele pode dizer muita coisa sobre.

Inicialmente, foi definido que não será utilizado PWA para este projeto, por isso foi deixado bem configurado e simplificado o arquivo em questão.

Agora na pasta src será o armazenado todo código fonte, pois encapsulará todas as telas que terão neste projeto, tendo configurações também e componentes que serão adicionados com o tempo.

  • o arquivo que se encontra no caminho ./jsconfig.json, ele é responsável para configurar a parte de importação de arquivos dentro do projeto, sendo assim, muito ruim estar colocando vários ../../ para voltar pastas. Então, foi criado essa funcionalidade para que a referência src, onde será armazendado o código, será o root path, para importação de arquivos.

  • App.js - este arquivo é responsável para encapsular as rotas e configurações adicionais ao projeto.

  • components - na pasta components, ele basicamente encapsula os componentes que você criará para o projeto, sendo assim muito importante.

  • pages - na pasta pages, basicamente é armazenado as telas e layouts da aplicação.

  • routes - na pasta routes, é configurado as rotas privadas e públicas da aplicação, aqui é onde você incluirá as pages em rotas.

  • styles - na pasta styles, basicamente são os estilos globais que a aplicação terá, ou seja, caso, você utilize tal estilização demais em um elemento, você poderá incluir no arquivo global.js, as estilizações adicionais.


Desenvolvimento em Frontend

Dando um introdutório e sabendo o que cada coisa faz e como gerenciar os seus arquivos, aqui você vai partir para o desenvolvimento onde encontrará comandos e códigos, que você poderá usar.

Inicialmente você poderá usar os seguintes comandos para usar na aplicação, onde são gerenciados através do package.json na propriedade scripts:

  • start - Para que o front seja startartado.

Mas antes de sair codando, é necessário que você instale as dependências que já estão inseridas no projeto.

Neste projeto está sendo utilizado o gerenciador de pacotes yarn, onde você poderá instalá-lo, para que não crie problemas futuros.

Depois que instalar o gerenciador, execute este comando na pasta do projeto frontend:

$ yarn

Agora que instalado as dependências, você iniciará o container, que já foi instalado logo na sessão desenvolvimento em backend se caso não fez isso, pesso para que volte duas casas e faça o processo. Exucutando o comando:

$ docker start database

Você precisa startar o backend, mesmo ainda em desenvolvimento, você sairá da pasta frontend e entrará na pasta backend, para ficar mais fácil, deixarei um comando pronto se estiver na pasta informada:

$ cd .. && cd backend/ && yarn

Isso fará com que instale as dependências que estão no projeto, agora você pode incializar o container e a api.

Mas antes de inicializar o container e a api será preciso indicar algumas configurações feitas por você no arquivo .env, este arquivo você criará na pasta backend e deverá ser seguido a mesma configuração que está no arquivo de exemplo .env.example. Lembrando que o arquivo .env ele, não poderá entrar neste repositório online, para manter os dados sensíveis da aplicação somente local.

Logo após a edição do arquivo colocando as suas configurações da aplicação, você poderá inicializar o container do docker e a api:

$ docker start database && yarn dev

Agora com o docker rodando, você poderá inicializar o desenvolvimento do frontend, seguindo um layout que ainda não foi desenvolvido, caso queira fazer, é só você abrir uma issue e commitar as alterações, elas serão primeiramente apreciadas e logo depois importada aqui para que todos que estiverem desenvolvendo o frontend, consiga seguir um layout padrão.

Lembrando se caso você sofrer com algum erro, ou não conseguir colocar uma certa configuração em seu projeto, sugiro abrir uma issue, para que se caso outros desenvolvedores sofrerem com este mesmo problema, sejá mais fácil encontrar a solução.

Se você sentir a necessidade, ou queira modificar este arquivo de README.md, você poderá fazer isso caso seja uma boa forma de ser documentado. Presumo que você possa ser muito útil para nos ajudar a deixar ainda mais legível essa documentação para outros desenvolvedores.